terça-feira, 5 de maio de 2009

Discriminação com base na orientação sexual




A discriminação sexual com base na orientação sexual, é uma questão de cidadania a qual determina a qualidade na nossa democracia. Apesar de Portugal ter uma Constituição que garante no artigo 13º a não discriminação com base na orientação sexual dos cidadãos, na realidade existe ainda muito preconceito nesta área.
Em Portugal, várias associações lutam pela igualdade de direitos, na orientação sexual de cada indivíduo como forma de não lhes ser atribuída uma cidadania de segunda. Muitas pessoas que vivem este drama, isolam-se, tornam-se depressivas e têm uma baixa auto-estima.
Os nossos governantes, apesar de uma vasta campanha em alguns sectores da nossa sociedade para a legalização do casamento civil para homossexuais e lésbicas, ainda não foram concretizados. Contudo ao fazê-lo, iriam estabelecer uma igualdade no acesso ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, contribuindo para a felicidade de muitas pessoas. Isso seria um grande passo para combater a homofobia, (aversão aos homossexuais) e a transfobia (aversão aos transexuais).
O reconhecimento dos direitos e da dignidade de uma minoria, é a vitória de todos, proporcionando assim uma maior liberdade, igualdade e dignidade individual na luta contra todos os tipos de discriminação.
Trabalho elaborado por: Cremilde Sousa e Marli Capitão

Sem comentários: